top of page

PRIMEIRA MOSTRA DE

MANTOS DA MÃE

 

 

Museu José Luiz Pasin Aparecida

Quando Padre Darci, então Reitor do Santuário adquire 8 BORDADURAS para compor o acervo Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Hotel Rainha do Brasil – Santuário Nacional

através do Museu de Nossa Senhora Aparecida e sob a curadoria de Cesar Maia, começa a expor seu Acervo de Arte.

A primeira exposição celebra o Mês de Maria, com "Mantos da Mãe".

 

As Obras fazem parte da Série "VESTIDO" onde por devoção escolhi o Manto de Nossa Senhora Aparecida como expressão do vestido Sagrado.

Abrigada no Hotel Rainha do Brasil, a mostra ganha dimensões inesperadas.

 

Assim além de visitar a mostra, no sábado, dia 25 próximo, convidarei um grupo de amigos para com minha família rezarmos o Santo Terço ( ou participarmos da santa Missa ) na capela Nossa Senhora da Esperança. Logo após seguiremos para o lobby onde farei a leitura visual das obras e brindaremos as mães presentes com um Welcome Drink servido pelo Ônix Bar.

E finalizaremos com as alegrias degustativas do Gaudium

 

Desde já parabenizo o Hotel por essa parceria compromissada com a reflexão, diálogo e exercício da arte. Que certamente projeta e consolida sua imagem no mercado, não só como espaço de negócio; também como aquele que fomenta bens do conhecimento, tão prementes no coração do homem.

Desse homem que resiste `a catastrófica sociedade de nossos dias.

 

Agradeço a oportunidade de estar em um ambiente de tantas grandezas, e poder trocar olhares com pessoas de tantos modos e lugares através de Nossa Senhora, a Mãe Aparecida ali em minha Obra.

PRIMEIRA MOSTRA DE

MANTOS DA MÃE 2008

 

 

Museu José Luiz Pasin Aparecida

Curadoria de César Augusto Mais

Quando Padre Dom Darci, então Reitor do Santuário adquire 8 BORDADURAS para compor o acervo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A Rede Aparecida de Comunicação abertura da exposição

"Mantos da Mãe" e lançamento dos postais pelo Santuário Nacional

da Artista Plástica Marly Apparecida Bolina.

FESTEJANDO OS 70 ANOS

da proclamação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

como Rainha do Brasil e Padroeira Oficial, em 16 de julho de 1930 pelo Papa Pio X

30 ANOS da consagração da Basílica Nova como maior Santuário do Mundo Mariano,

em 4 de julho de 1980

 

INCENTIVADA

POR BENTO XVI  que promoveu um encontro com os artistas, para resgatar a amizade da igreja com o mundo da arte.

 "Os artistas estão chamados a ser anunciadores e testemunhas de esperança para a humanidade"

 

POR SANTO AFONSO

que em 1932 funda a Congregação dos Missionários Redentoristas, com a finalidade de pregar a Redenção de Jesus, especialmente aos mais pobres e esquecidos da sociedade.

 

PELO PADRE DARCI NICIOLI,

reitor do Santuário Nacional que inseriu meu nome no acervo artístico da Basílica, com a aquisição de Bordaduras da Série "Mantos da Mãe"

 

COMEMORO OS 10 ANOS DE "MANTOS DA MÃE"

dentro do Santuário nacional.

Além de estar na casa de Nossa Senhor Aparecida, minha Madrinha, e devotar `a ela o meu amor, minha alegria é ter estampada em meu trabalho a brasilidade de sua terra e de seus filhos romeiros.

Release - MANTOS DA ARTE – MANTOS DA MÃE


O trabalho da artista plástica MARLY BOLINA apresenta uma rara coerência através dos tempos. Ela trabalha com extrema habilidade e persistência os envoltórios sutis e misteriosos dos arquétipos do feminino dentro da cultura. Os temas da gestação e do nascimento já foram, inclusive, temas anteriores de seus trabalhos. 

Ultimamente, ela utiliza a vestimenta como uma grande metáfora do feminino. Esses vestidos são como uma epiderme emblemática da mulher, onde a artista vai procurar vestígios dessa feminilidade que se disfarça para se revelar o tempo todo. Nas roupas, nas bordaduras, nos rendilhados, ela vai em busca dessas gêneses culturais que transformam uma criança, numa mulher. Neste trabalho de costura, aprendido com as mães, ela aponta o laço indissolúvel que liga uma mulher a todas as outras pela vida a fora. Nessa linha forte da costura ela pressente o cordão umbilical que nunca se rompe.

Dando continuidade ao desenrolar desse estranho novelo, ela elege, em seu último trabalho, uma recriação dos mantos da Virgem Maria, mais especificamente, o manto triangular de Nossa Senhora Aparecida. Um manto estruturalmente perfeito, já que remete a uma figura arquetípica por excelência – a tríade sagrada. Remota e mítica lembrança de um Pai, de uma Mãe e de um Filho. A fenda que fecha este manto já foi retrabalhada por ela em trabalhos anteriores como a abertura para essa capacidade de geração infinita que pertence ao gênero feminino. Esse vazio pleno de vida.

Na exposição “MANTOS DA MÃE” ela toma agora outro caminho. Dessacraliza este manto e o traz para o universo da cultura popular, para a vida laica de todos os dias. Trabalha, agora, o grande manto triangular através de bordaduras que nos lembram o trabalho ingênuo das bordadeiras e costureiras, essas artesãs perfeitas do cotidiano. Num deles, o manto está cheio de pequenos rostos de crianças, nos lembrando da capacidade geradora eterna das deusas antigas, da Grande Mãe do Mundo, genitora da humanidade, encontrada em todas as mitologias antigas e que é ritualizada de uma maneira propositadamente “naif” nessa série de mantos.

Esses mantos são agora brasileiríssimos, refletem a alma do povo brasileiro. Marly Bolina retira o manto do altar e o devolve ao coração das pessoas de onde essa devoção pela Virgem Maria surgiu e se firmou. Eles agora nos lembram as cores dos estandartes da festa de São João Menino. Esses mantos têm a simplicidade e beleza de toda bandeirinha verde, amarela e azul das festas do Brasil. Esses mantos, pelas mãos da artista, são emblemas da alma ingênua das ruas. Pertence ao Brasil e ao seu povo. São mantos da arte, portanto sagrados à sua maneira.

Walter Cezar Addeo – É membro da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte

FIQUE POR DENTRO! Faça parte da nossa lista de emails.

Fornecendo seu email você receberá notícias atualizadas com novos trabalhos e ofertas.

Você também pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

SOBRE NÓS / CONTATO

©️ 2025 Marly Bolina – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total das obras.

bottom of page